Ada Lovelace

Filha do poeta britânico Lord Byron, Augusta Ada Byron (1815 - 1852), também conhecida como Ada Lovelace, entrou para a história como a primeira programadora. A Condessa de Lovelace, era ótima matemática e colaboradora de Charles Babage, que desenhou os princípios do primeiro computador digital. São atribuídos a ela as ideias essenciais sobre a programação de computadores, que aperfeiçoadas, são válidas até hoje. 

Ada foi uma das poucas pessoas que realmente entenderam os conceitos envolvidos no projeto de Babbage e durante o processo de tradução de uma publicação científica italiana, sobre o projeto de Babbage, incluiu algumas notas de tradução que constituem o primeiro programa escrito na história da humanidade.

Ada faleceu em Londres no dia 27 de Novembro de 1852, aos 36 anos, de câncer de útero, deixando dois filhos e uma filha.

Em 1953, cem anos depois da sua morte, a máquina analítica de Babbage foi redescoberta e seu projeto e as notas de Ada entraram para história como o primeiro computador e software, respectivamente.

Em 1980, o Departamento de Defesa dos EUA registrou a linguagem de programação ADA em sua homenagem.